Facebook Like Box Widget

13 de julho de 2013

TransPyr 2013 - Dia 8

Etapa 8 - Elizondo/San Sebastian


Último dia, ultima etapa. Parece que ainda foi ontem que começamos esta aventura. Já estou com pena de estar a acabar, mas é a vida. As coisas boas, não duram para sempre!
Esta etapa prometia ser animada, pois conseguimos ganhar uma vantagem de 6min para a dupla espanhola. Tínhamos que gerir bem, não podíamos ter descuidos, qualquer pormenor podia fazer toda a diferença.
A etapa de hoje, como era a ultima, era no formato da Volta a França. A etapa tinha 95km, mas era cronometrada até ao km 60. A partir daí o cronometro parava e só tínhamos de concluir os outros 35km até às 18h.


Mal deu inicio da etapa, a dupla espanhola atacaram logo. A etapa começava com uma longa subida inclinada que fez doer as pernas. Estava a custar, mas nesses momentos uma pessoa é obrigada a sofrer! Um deles estava bem, e impôs um ritmo para ver se descolávamos. Mas o que acabou por acontecer foi que quem descolou foi o colega de equipa. Eu como também estava na expectativa, deixei-me ficar com ele. 
A certa altura, eu ataco. Passo pelo João e digo para atacarmos porque ele estava com dificuldades. Colocamos um ritmo forte pela a subida a cima. Chegamos ao topo com os lideres da prova, e começamos a descer. Feita a descida, aparece a dupla espanhola. E nós, como é possível? Deve ter ressuscitado?? A partir da ai foi sempre com a língua de fora. Eles atacavam, nós respondíamos. Nós atacávamos, eles respondiam. Parecia uma prova de XCO, o pulso andava sempre nas altas! 




A meta estava ao km 55, mas no topo de uma montanha! O que significava que ia ser uma serie a subir até à meta. Foram cerca de 5km a subir, sempre a responder aos ataques dos espanhóis. Ainda bem que nos estávamos a sentir top!
Eu ainda discutiu com os da Esteve o sprint para a meta, enquanto que o João ficou pregado e feliz com a 3ª posição na etapa e a certeza de termos conquistado o 2º lugar na geral da TransPyr.




"Daí até à meta fizemos mais 30km mas sem qualquer pressão, parando nos abastecimentos, convivendo com outras equipas, brincando, tirando fotos, aguardando as outras equipas portuguesas…a ideia da organização foi boa em criar este troço ‘’stress-free’’ permitindo aos atletas ir a curtir até ao Atlântico.
Eu ainda assim tive um furo, o pneu da frente rebentou numa subida. Do nada o pneu abriu um buraco, esvaziando num ápice. Dentro do azar, tive muita sorte por isto ter acontecido nesta parte em que não eram controlados os tempos. Talvez se fosse durante a parte cronometrada a história seria diferente. Para o final reservaram-nos ainda alguns kms de singletrack a contornar o mar…’’do melhor’’!
A ‘’meta instalada em San Sebastian, junto à praia foi a cereja em cima do bolo. Todos os participantes que foram chegando demonstravam uma grande felicidade e não era para menos. Completar esta prova é sem dúvida um grande desafio, não apenas pela preparação física que é necessária, mas pela dureza dos trilhos que massacram o corpo e a bicicleta de uma forma continua."








Acabar a TransPyr, a minha primeira prova por etapas, foi de facto um orgulho enorme. Nós aventuramos nesta prova, sem objectivos e acabamos por obter uma classificação boa. Fruto do nosso empenho, amizade, sofrimento, companheirismo e alguma sorte!
Agradeço também à organização pela forma como nos acarinhou e nos tratou durante estes dias. Desde o organizador da prova, ao responsável pela imprensa, às pessoas dos abastecimentos, aos fotógrafos da fotosport bcn entre muitos outros que viveram connosco esta fantástica experiência de atravessar os Pirenéus em bicicleta.
Também quero agradecer à comitiva Tuga, pela ajuda que nos deram em algumas etapas, não conhecia nenhum pessoalmente, mas posso dizer que já são amigos para a vida! 
Finalmente agradeco ao meu parceiro por me ter proporcionado esta grande aventura, sim a ideia foi dele. E eu sem pensar alinhei logo! Um grande OBRIGADO POR TUDO!! Qual é a próxima?? :)


Sem comentários:

Enviar um comentário